sábado, 29 de agosto de 2009

A Partida


Assisti hoje o filme "A Partida", de Yôjirô Takita. O filme japonês recebeu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro este ano. Apesar da crítica ter, de certa forma, crucificado o filme, eu achei lindo. Os críticos dizem que o filme não merecia ter ganho em função de concorrer com o francês "Entre os Muros da Escola" e o israelense "Valsa com Bashir" (que ainda não vi).

Criticas deixadas de lado, o filme na sua essência mostra a linha tênue que separa a vida e a morte. Além disso, o filme foca no ritual japonês para a preparação do corpo para a próxima vida. Daigo (Masahiro Motoki) é um violoncelista que perde o emprego em uma orquestra e volta para sua cidade natal em busca de uma nova oportunidade. O trabalho que encontra é justamente para fazer esse ritual, que é rejeitado pelas pessoas, como sendo de segunda classe. E por aí se desenrola o enredo.

Há um diálogo entre Daigo e um ancião da cidade que me deixou encantada. Eles estão sobre uma ponte e no rio, abaixo deles, os salmões sobem o rio para desovarem. Segue o diálogo:

- Olhando os salmões? (ancião)

- Ah, sim. Estão lá, perto daquelas rochas. Olhe! (Daigo)

- Ah! Vamos lá! Força! Força!

- É. É muito triste subir a correnteza para então morrer, né? Por que tanto esforço para depois morrer?

- Talvez eles queiram voltar para casa.

E o ancião segue seu caminho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário