terça-feira, 9 de junho de 2009

Maioridade penal

Sempre fui a favor da maioridade penal. Afinal, em um país no qual o jovem de 16 anos já está capacitado para escolher seus representantes no governo, o jovem também está capacitado para arcar com as consequências daquilo que faz. Acredito até, que essa maioridade penal deveria ser para jovens a partir dos 14 anos. Nas demais idades, conforme a gravidade do crime cometido, caberia a um ou mais juizes, decidirem se o menor tem ou não noção do certo ou errado. Temos um caso recente da criança de oito anos que foi assassinada em São Carlos, interior de São Paulo. Um menor, de 17 anos, assumiu o homicídio. O que irá acontecer com ele? Irá para uma instituição, que mudou de nome mas para mim continua com a mesma estrutura da antiga Febem, e quando se tornar maior de idade estará solto nas ruas outra vez. Me pergunto: onde está a justiça? Ele teve a capacidade de se envolver com outros bandidos, invadir um condomínio fechado, invadir uma residência e, de forma gratuita, matar uma criança inocente. Por que ele não estaria apto também a ser julgado como um maior de idade? Há certas incongruências neste país que me deixam tonta. Também fica mais ou menos claro para mim que ele assumiu a culpa do disparo justamente em função de sua pena leve. Por várias vezes já vimos isso acontecer. Isso incute na cabeça dos jovens que se você ainda não tem 18 anos, pode fazer o que quiser que as consequências dos seus atos serão leves. Isso, para mim, é mais do que absurdo. Você não acha??
Tenho dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário