sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Filmes, música e livros

Estou viciada. Uma amiga fez isso comigo. Me indicou os caminhos e agora viciei.
Viciei em baixar filmes e séries da Internet. Já consegui alguns que queria há muito tempo, mas ou estavam muito caros ou fora de catálogo. Filmes da minha adolescência, como Alguém Muito Especial, Clube dos Cinco, Fúria de Titãs, Feitiço do Tempo, O Dia Seguinte, entre outros. Filmes nem tão idosos assim. Filmes recentes. Episódios de séries que ainda nem começaram a passar no Brasil. É uma delícia. Mas é claro que faço isso apenas para minha diversão. Nada de pirataria. Isso é feio.
O que eu acho realmente curioso, é que quando eu era jovenzinha (credo!) nós pegavamos com as amigas os LPs que não tínhamos e gravávamos fitas cassete. Na era do vídeo cassete, nós gravávamos os filmes da televisão para assistirmos depois, em VHS. Ninguém achava isso ruim. Ninguém achava que estávamos roubando as gravadoras ou as produtoras. Claro que com o advento do CD, do DVD e da Internet as coisas ficaram mais massificadas. Os pirateadores vendem direto para o público, o que gera perda de receita para os autores e produtores. Agora me pergunto: e se os preços dos CDs, DVDs e até mesmo, ou principalmente, dos livros fossem mais baixos? E se os impostos que incidem sobre esse artigos fossem reduzidos para facilitar o acesso? Será que a pirataria estaria "rolando solta" por aí? Música, cinema e literatura são formas de arte, de cultura. Alimento fundamental para uma sociedade que quer virar gente!
Eu sempre comprei filmes, CDs e livros originais. Mas também acho que quem produz esse tipo de artigos deveria fazer o possível para baixar os preços. Já foi provado que é possível. Então, enquanto isso não acontece, aproveito os downloads para enriquecer meu cérebro.

2 comentários:

  1. Concordo. Fazem lobby para tudo nessa terra, menos para dar vantagem ao povo, ao consumidor. Redução de tributos gera redução de preço. Quem não gostaria de ter só originais? Com imagem e som de qualidade? Eu continuo comprando originais, mas reservo só para os especiais. Uma pena!!
    Pirataria não! Enriquecimento do cérebro sim!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre te falei dos genéricos para consumo próprio, e vc acabou cedendo né....td mundo cede, n tem jeito, o custo de se manter um acrevo de DVD's e CD's originais é altíssimo, uma pena, pq se o governo não fosse com tanta sede ao pote alheio, garanto q entre pagar uma diferença irrisória entre um piratex e um origianl é claro q tds prefeririam o original!!!

    ResponderExcluir